O que será que o representante da AGU prometeu para o Desembargador-Presidente Mário César Ribeiro??? Alguém arrisca??? LAMENTÁVEL!!!!! BASTA VER A DISCREPÂNCIA NOS ARGUMENTOS. AINDA BEM QUE TEMOS DOUTORAS COMO A SENHORA SELENE MARIA DE ALMEIDA. A SENHORA FEZ UM ÓTIMO TRABALHO, ENTRETANTO ESTÁ EM UM NINHO DE COBRAS QUE SÓ PENSAM EM SUAS CARREIRAS!!!
O MPF não vai recorrer? Pois o q foi derrubada foi uma liminar.
Ou seja, o Cespe vai aplicar a prova em caráter de uma decisão jurídica precária.
Mtas pessoas desmarcaram passagem e vão ter q pagar multa por isso. Se elas remarcarem a passagem para a nova data, elas terão certeza de q não vai haver uma decisão liminar q suspenda o concurso novamente?
Tá certo, vamos lá então dia 14/10. Vou achar mto interessante caso sobrevenha uma liminar do STJ suspendendo esse concurso novamente.
Outra coisa, o Cespe vai aplicar as aprovas às pressas, e a correção das 1000 redações vai perdurar por 6 meses, dada a conhecida ineficiência da banca no quesito correção.
"Fumus boni juris" é bonito do papel. Os big guys não necessitam disso, fazem o q bem entendem com os cidadãos.
O MPF irá recorrer ainda essa semana e a Turma no TRF1 irá julgar, podendo o processo ser levado ao STJ. Muito estranha essa pressa do Cespe!!! Agradeçam ao senhor Mario César Ribeiro (CARREIRISTA). Viva a economicidade!!! Vamos pensar no Cespe que é muito POBRE né pessoal, então ele irá gastar o dobro se fizer provas nas demais capitais, entendem???
O Cespe vai ganhar mais dinheiro em caso de prova em todas as capitais, pois será necessário aditivo de contrato. A Câmara vai ter q desembolsar mais dinheiro.
A pressa está na realização deste concurso ainda este ano, para convocação dos aprovados no início da próxima SLO. Pois, como colocado, o Cespe vai demorar mto tempo até ter o resultado final, visto q é a banca mais lenta.
Tbm acho um absurdo. Vão colocar o concurso o mais rápido possível para PREJUDICAR O OBJETO DO PROCESSO JUDICIAL. Uma MANOBRA NO MÍNIMO ANTIÉTICA.
Nooosssaaaaa!!! Rápido demais mesmo. Mais um transtorno para quem vem de outro estado. Quanto a data, já era previsível. Teve um rapaz que postou o calendário dos concursos já previstos para este ano. Salvo engano, até final do ano, esta era a única data que não há concurso previsto aqui pra BSB.
FDP!!! Se antes era suspeito a intenção de direcionar esse concurso pro pessoal de Brasilia, agora escancararam! Safadeza total! Desse modo só tivemos foi mais prejuízo e mais insegurança! E mais certeza também que do que espera por nós na casa podre! O que fazer pessoal? É questão de honra nacional suspender essa nova data e moralizar os concursos públicos!!! Decisão patética do Presidente do TRF...vergonhoso! Economicidade pra Administração e FERRO no cidadão! Vamos correr atrás de pressionar o MPF, vamos usar de todos os meios para desmascarar esses vermes!
Pessoal, vamos então fortalecer a ANDACON para sermos ouvidos no quesito moralização dos concursos, nos vinculando à Associação. Parabéns Guto Bello por falar e fazer. Tá lá no SENADO.
Só quero dizer uma coisa: Preparam-se, pois as pessoas estão pensando (INCLUSIVE EU) de buscar o MPF e ajuizar uma ação individual com um pedido de liminar para suspensão do concurso.
Primeiro, a discricionariedade da Administração Pública não está acima do princípio constitucional da isonomia, da proporcionalidade, da razoabilidade, etc... Aliás, se se fosse aprofundar sobre o tema seria mencionada a Teoria dos motivos determinantes. Segundo, seria possível realizar a prova apenas em Brasília se se demonstrasse ser impossível (ou quase isso) realizar a prova em todas as capitais. Em nenhum momento isso foi demonstrado. Portanto, o mais coerente será a realização das provas em todas as capitais. Terceiro, muito estranha essa pressa do Cespe de marcar essa prova, logo no feriado, ou seja, QUE SE DANE OS CANDIDATOS. Eu fiz tudo certo. Estudei, paguei minha inscrição e aceitei FAZER PROVAS DIA 30.09 OK. EU NÃO TENHO CULPA SE O CEFOR/CD E CESPE DERAM UMA DE BESTA QUADRADA E NÃO ORGANIZARAM O CONCURSO PELO MENOS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DE TODAS AS REGIÕES E DERAM BRECHA PARA O MPF RECORRER. PARABÉNS AO MPF RR!!!
Perdi dinheiro com reembolso, etc. Na minha situação, outros também estão. Existem as seguintes possibilidades: 01) ações individuais com pedido de liminar; 02) recurso interposto pelo MPF.
Acabei ler no CorreioWeb a opinião do Guto Bello acerca do concurso da Câmara. Parabéns!!! Defendeu os concurseiros com fundamento! Assino embaixo o que o senhor disse! Espero mais do que nunca que antes do dia 14 esse concurso dê uma reviravolta!!!
No correioWeb na parte de concurso (papo de concurseiro). Após algumas matérias sobre os concursos, abaixo encontra-se o da CD e as palavras do senhor Guto Bello!
Esperamos isso. No site do MPF/RR está estampada a notícia da suspensão do concurso da Câmara. Depois da aparente derrota, com a derubada da liminar, o MPF não vai deixar barato depois de ter anunciado vitória. Assim torço.
Concordo!!! Mais será que a Turma Recursal vai querer ir contra a decisão do Presidente do TRF1??? Porque a posição dele nós já sabemos, contra a liminar, e a posição da Desembargadora, a favor da liminar. E os demais membros???
Perguntei a um professor especialista em CPC. Ele me disse q há jurisprudência do STJ de q "suspensão de liminar proferida por presidente de Tribunal só perde a eficácia com o trânsito em julgado da ação".
Por isso, o Cespe/Câmara está se valendo disso com grande tranquilidade. Fiquei sabendo q o Cespe só não aplicou a prova porque não houve tempo hábil para se preparar. Mas a intenção era a aplicação de prova imediata (dia 30/09). No dia 07 de outubro há eleições municipais. Por isso a prova ficou para o dia 14.
Atualmente, há uma ASSIMETRIA DE PODERES MUITO GRANDE. AS BANCAS PODEM BRINCAR COM A VIDA DOS CANDIDATOS COMO BEM ENTENDEM. E OS CANDIDADTOS NÃO TEM SEQUER O DIREITO DE PEDIR O DINHEIRO DE VOLTA.
Para terem uma idéia, em 2006, o Cespe chegou a demorar 3 meses e meio para soltar o resultado de um concurso de porte médio (não vou dizer qual).
Sr. Guto, parabenizo o senhor pela luta em prol do concurseiro. É um desejo de todos q essa lei vindoura mitigue os abusos cometidos pelas bancas. Em concurso da ESAF este ano, a mesma divulgou o resulatdo final e a convocação para o curso de formação em BSB com a pequena antecedência de 15 dias. Detalhe, a divulgação do resultado final em questão demorou cerca de 2 meses e meio. (Tbm não direi qual o concurso). Ou seja, a banca tem quase 3 meses para corrigir a prova, mas o candidato deve preparar sua ida a outra cidade em apenas 15 dias.
Lamento para aqueles q vão ter q pagar multa por remarcação de passagem, além do valor mais caro das passagens no feriadão.
Eu estava evitando em postar minha opinião para não ser mal interpretado, porém depois que eu li o que o anônimo das 15:15 escreveu, não posso ficar calado. Eu trabalho no TRF1 e conhecendo os Desembargadores apostei que a liminar não iria cair.Eu tinha a absoluta certeza de que se o recurso fosse julgado pela BRILHANTE E JUSTA Desembargadora Selene Maria de Almeida o recurso seria indeferido (acertei). Muitos irão me criticar e dizer que estou colocando o caráter de uma pessoa, ainda mais um Desembargador, em xeque. Ou então irão dizer que sou contra ele porque a decisão não favoreceu o que eu queria. Eu digo que eu perdi toda a admiração que eu nutria pelo Desembargador Mario César Ribeiro, não achei justa sua decisão e muito menos como aconteceu o despacho desse processo. O despacho ocorreu em mãos POR UMA PESSOA MUITO INFLUENTE da AGU. O Desembargador deveria zelar pela justiça e não pela influência ou economicidade da administração pública. Como pode haver decisões tão díspares entre dois Desembargadores?? Isso serviu para que eu caísse na real de como as coisas acontecem por aqui. Estou decepcionado!! Muitos aqui dentro do TRF1 compartilham dessa opinião. No entanto, quem somos nós para achar alguma coisa não é??? A realidade é que vence o lado mais forte e influente, ou seja, vence o lado ruim!!! Se antes já estava difícil para que algumas pessoas fizesse esse concurso, agora então, tornou-se impossível. Digam o que quiser... Mas a derrubada da liminar não foi justa!!! Tem muita coisa que realmente não está legal na organização desse concurso! Lamento para aqueles que JÁ desistiram do concurso e para aqueles que não poderão fazer porque não podem comprar uma nova passagem no FERIADO! Era exatamente isso que eles queriam, assim fica mais fácil de jogar para debaixo do tapete as trapaças que ocorrerão nesse concurso.
Eu postei o cmt das 15:15. Concordo plenamente com vc. O fato de o Cespe ter perdido no Agravo de Instrumento comprova q a matéria não é pacífica e havia grandes chances de, no mérito, ficar decidida a aplicação da prova em todo o país.
Eu tinha ainda esperança de q houvesse alguma reviravolta. Por isso perguntei a um professor de CPC se não era arriscado o Cespe aplicar a prova em face de uma simples suspensão de liminar. Ele me respondeu sobre a jurisprudência em questão. Enfim, um balde de água fria.
Não sei se a lei dos concursos teria algum dispositivo para coibir esse abuso de prova marcada às pressas.
O q é pior, o Cespe demorará no mínimo 3 meses para soltar o resultado preliminar, pois são 2 redações de 1000 candidatos. Logo, com os feriados, o resultado preliminar sairá em meados de fevereiro, e o resultado final em março.
Ou seja, os candidatos são tratados como cachorros. E eles usam como desculpa o "princípio da supremacia do interesse público". O interesse público em economicidade prepondera sobre o interesse do particular q terá q pagar multa e passagens mais caras.
Pessoal, alguém saberia informar, juridicamente, a possibilidade de o desembargador presidente intervir/contrariar a decisão dada pela desembargadora relatora? Pelo o que eu sei, da decisão proferida pela desembargadora relatora (decisão monocrática), caberia agravo regimental, o qual levaria a matéria para deliberação do pleno. No entanto, não foi isso que ocorreu, uma vez que, estranhamente, também em decisão monocrática, o desembargador presidente interveio...
No agravo de instrumento, a AGU perdeu e foi mantida a decisão de manutenção da suspensão e realização da prova nacionalmente.
Na suspensão de liminar, a AGU ganhou pq o presidente do TRF1 suspendeu a liminar.
De acordo com os colegas há jurisprudência do STJ q garante a manutenção da supsensão de liminar proferida por presidente de tribunal até o trânsito em julgado da ação.
Sinceramente achei um erro a cassação da liminar. O Desembargador-Presidente deveria assegurar o andamento do processo até se esgotarem os recursos. Há ainda a decisão do mérito e quem vai julgar é o próprio juiz que concedeu a liminar para suspender o concurso. Sendo assim, alguém duvida da posição dele??? Nada impede que o concurso seja anulado após a realização das provas. A CD e o Cespe não querem fazer as provas em todas as capitais, isso só irá acontecer se forem forçados pela justiça, fora isso, podem esquecer!!! Quem marcou as provas para o dia 14.10, ou seja, quem decidiu isso foi o Cespe, pois era a única data disponível. Achei precipitado demais e prejudicou muita gente, pois muitos já desistiram do concurso. Só teríamos data disponível em dezembro. Eu penso que até seria melhor, pois poderíamos comprar novas passagens antecipadas!!! O grande problema de uma ação com essa é que ao invés de ajudar, acabou prejudicando ainda mais os candidatos. Agora é torcer para que a Turma Recursal suspenda novamente o concurso. Nesse exato momento, o justo seria suspender outra vez, haja vista a data que marcaram as provas. Eu mesmo quase desisti, depois de todos os gastos com materiais, tive que abrir mão de 20.000 milhas que eu consegui juntar com muito custo ao longo de um ano inteiro para poder ver minha família no final do ano, somente para fazer a prova. Se eu tivesse escolhido em pagar passagens em pleno feriado, iria gastar 1000 reais!!! Absurdo!!!
Concordo plenamente com o anônimo das 07:08!!! O efeito que a suspensão da liminar causou FOI PIOR do que se a prova fosse no dia 30 mesmo!!! E me desculpe, mas dava para o Cespe colocar a prova em outra data sim!!! Um colega que trabalha no Cespe me confidenciou que achou muito estranha essa pressa de marcar logo para o dia 14, SABENDO QUE O MPF ENTRARIA COM RECURSO! E tem mais... Ele me disse que havia outras datas e principalmente início de dezembro. Eles que não quiseram e tampouco pensaram que era feriado. Brincadeira isso!!! Quer dizer que os candidatos são tratados que como se fossem NADA????
Culpa não é do Cespe. Culpa é da titia Cinthia Gabriel e do titio Helder Girão Barreto. Mas agora eles já tiveram seus 15 minutos de fama, agente se ferrou e muito. E tá tudo ok!
Acho que dessa vez a tentativa do MPF será em vão... Olhando o site do TRF1, verifiquei que a pauta dos dias 04.10 e 18.10 estão fechadas e o agravo regimental não consta em nenhuma das duas. Nossa como o MPF se dá ao trabalho de interpor um recurso que nem será julgado!!! Aff... Será que é burrice???
Alguém que entende de processo civil, poderia explicar como está o andamento do processo e como esse agravo regimental deverá ser julgado, se é pela Corte Especial ou Turma Recursal. É obrigatório que o agravo seja julgado antes do dia 14.10?? Qual a chance de haver uma nova suspensão, haja visto que amanhã serão disponibilizados os locais de provas??? Disseram que a pauta está fechada. Daí eu pergunto: O MPF seria tão burro ao ponto de interpor um recurso que sabe lá Deus quando será julgado??? Será que eles não perceberam que ao invés de ajudar, prejudicaram muitas pessoas!!!
O MPF prejudicou quem? Eles entraram com a ação em defesa do interesse público e de direitos difusos. O que prejudicou as pessoas que decidiram prestar a prova foi a escolha do CESPE/CEFOR de aplicar a prova em data que dificulta as coisas para grande parte dos candidatos, baseada na discricionariedade da administração pública, defendida pelo Presidente do TRF1. Discricionariedade não significa que alguém pode decidir o que bem entender, significa que dentro dos limites obtidos com a interpretação do sistema legal concede-se certa liberdade, sempre vinculada ao interesse público. Não consigo ver burrice alguma na interposição do recurso, pois se há a possibilidade de que o recurso não seja julgado amanhã, sem o recurso haveria a certeza de que as provas aconteriam no dia 14, prejudicando o objeto da ação. Pelo que se pode ver no site do TRF, é bem provável que o recurso seja julgado amanhã. Se não for, como a turma responsável só se reúne na 1ª e 3ª semanas do mês, o julgamento só acontecerá depois. Na minha opinião as chances são de 50%, pois a desembargadora que julgou o agravo faz parte da turma e o relator é o presidente.
Concordo plenamente com o anônimo das 09:23. O Presidente do TRF1 não deveria ter cassado a liminar e muito menos explorar aqueles argumentos ridículos! Na minha humilde opinião, ele deveria ter assegurado o andamento do processo até a decisão do mérito. O MPF vai querer levar isso até o final! Seja suspendendo o concurso novamente ou seja anulando e decretando que sejam reaplicadas as provas! Já imaginaram??? Quem decide o mérito é o Juiz Hélder Girão Barreto e alguém tem alguma dúvida sobre a decisão dele??? MAS... Quem sou eu para opinar alguma coisa ne... Não vai mudar nada mesmo... Candidato é tratado que nem lixo! Parece que eles ainda estão fazendo um favor para você de oferecer uma vaga em cargos públicos! Eu já desisti e acabei ficando sem o dinheiro da inscrição. Mais uma vaga para quem pode remarcar as passagens ou comprá-las novamente. Eu realmente não pude fazer isso... As passagens ficaram muito caras nos dias 12, 13 e 14.10 O que eu posso fazer nessa altura do campeonato?? Propor uma ação individual??? Pra quê??? Para vir um PALHAÇO e dizer que isso vai gerar grave lesão à Administração Pública e defender a economicidade! Fala sério! Que ridículo!!! Escrever aqui tampouco vai adiantar... Já chorei de raiva e isso também não vai adiantar nada. Melhor levantar a cabeça e partir para outro concurso. Boa sorte aos que farão a prova!
Amigo, como fez para receber o valor da inscrição? Foi fácil? Prefiro o silêncio a cagar na cabeça desse juizim e desse povim que achou certo a prova acontecer assim...na minha opinião esse novo edital é mais ilegal já que deveria atender também ao art. 21, §4 da Lei 8666/93 que determina que: "Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqüestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas." Mas não passou pela idéia dos responsáveis que toda esta insegurança e blablabla afetaria profundamente a preparação e a apresentação dos candidatos ao certame!
Amigo eu não recebi o dinheiro da inscrição. Vou ficar sem fazer a prova e sem o dinheiro. Eu bem que tentei mais o Cespe me respondeu da seguinte maneira:
Prezado xxxx "Não haverá a devolução do dinheiro da inscrição, em hipótese alguma, salvo no cancelamento do certame por conveniência da Administração".
É... o anônimo das 15h05 tá sabendo geral. Pior que devo ficar fora do certame, pois não mandei minha proposta. Precisa dar aula para Maria Sylvia di Pietro.
Como todos achei um absurdo toda essa situação. Mas aqui vai uma reflexão:
Pq o juiz de 1º instância não julgou logo o mérito então? Se ele assim o fizesse, a prova seria remarcada, com toda certeza, em todo o país sem nenhum problema. No entanto, ele deferiu a liminar 20 dias antes da data prevista da prova e a mesma foi derrubada com pouquíssimos dias antes da data prevista. O MPF e a 1º instância só tumultuaram o processo.
O Cespe pretendia sim aplicar a prova no dia 30, só não o fez pq não houve tempo de organizar o certame. Por isso, o Cespe demorou tanto para soltar a nota informando da não aplicação da prova no dia 30.
Um colega ligou para o TRF1 para assessoria da Presidência e a assessora disse que o agravo iria ser levado à sessão hoje pelo presidente. Só que a urucubaca foi tão pesada que aconteceu um apagão geral!!!!
"Corte Especial mantém liberação do concurso da Câmara dos Deputados 04/10/12 20:01
A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região manteve, por unanimidade, decisão proferida no dia 24 de setembro pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Mário César Ribeiro, que liberou a realização do concurso da Câmara dos Deputados."
ESSE É O BRASIL POLITICAMENTE (INSUPORTAVELMENTE)CORRETO!!! É cada argumento do judiciário, que realmente me faz pensar que a faculdade de direito que eu fiz foi pura ilusão. Nada do que vc aprende nos livros é verdade. ISONOMIA ENTÃO, É BALELA. DECEPCIONADO COM O JULGAMENTO. UNÂNIME AINDA!!!!!! Realmente quem vence nesse país é a influência política e mais nada!!!!
COM CERTEZA SE TIVÉSSEMOS MAIS "JOAQUINS BARBOSAS" COM CERTEZA ESSA PROVA NÃO SERIA DIA 14 SOMENTE EM BRASÍLIA.
será que agora vai mesmo?
ResponderExcluirE AÍ CEFOR ??? FICOU DE ÓTIMO TAMANHO PARA QUEM É DE BSB, NÃO É???
ResponderExcluirE QUEM É DE FORA ? COMO FICA O CUSTO DA COMPRA DE PASSAGENS EM DATA TÃO PRÓXIMA, HEIM!
Caracas,
ResponderExcluirE quem teve q desmarcar passagem em 30 de setembro? Vai ter q comprar passagens às pressas para 14 de outubro. Os caras marcaram muito rápido.
O Brasil é isso aí. Um lixo.
O que será que o representante da AGU prometeu para o Desembargador-Presidente Mário César Ribeiro???
ResponderExcluirAlguém arrisca???
LAMENTÁVEL!!!!!
BASTA VER A DISCREPÂNCIA NOS ARGUMENTOS.
AINDA BEM QUE TEMOS DOUTORAS COMO A SENHORA SELENE MARIA DE ALMEIDA.
A SENHORA FEZ UM ÓTIMO TRABALHO, ENTRETANTO ESTÁ EM UM NINHO DE COBRAS QUE SÓ PENSAM EM SUAS CARREIRAS!!!
Só uma pergunta:
ResponderExcluirO MPF não vai recorrer? Pois o q foi derrubada foi uma liminar.
Ou seja, o Cespe vai aplicar a prova em caráter de uma decisão jurídica precária.
Mtas pessoas desmarcaram passagem e vão ter q pagar multa por isso. Se elas remarcarem a passagem para a nova data, elas terão certeza de q não vai haver uma decisão liminar q suspenda o concurso novamente?
Tá certo, vamos lá então dia 14/10. Vou achar mto interessante caso sobrevenha uma liminar do STJ suspendendo esse concurso novamente.
Outra coisa, o Cespe vai aplicar as aprovas às pressas, e a correção das 1000 redações vai perdurar por 6 meses, dada a conhecida ineficiência da banca no quesito correção.
"Fumus boni juris" é bonito do papel. Os big guys não necessitam disso, fazem o q bem entendem com os cidadãos.
O MPF irá recorrer ainda essa semana e a Turma no TRF1 irá julgar, podendo o processo ser levado ao STJ.
ResponderExcluirMuito estranha essa pressa do Cespe!!!
Agradeçam ao senhor Mario César Ribeiro (CARREIRISTA). Viva a economicidade!!! Vamos pensar no Cespe que é muito POBRE né pessoal, então ele irá gastar o dobro se fizer provas nas demais capitais, entendem???
O Cespe vai ganhar mais dinheiro em caso de prova em todas as capitais, pois será necessário aditivo de contrato. A Câmara vai ter q desembolsar mais dinheiro.
ExcluirA pressa está na realização deste concurso ainda este ano, para convocação dos aprovados no início da próxima SLO. Pois, como colocado, o Cespe vai demorar mto tempo até ter o resultado final, visto q é a banca mais lenta.
Tbm acho um absurdo. Vão colocar o concurso o mais rápido possível para PREJUDICAR O OBJETO DO PROCESSO JUDICIAL. Uma MANOBRA NO MÍNIMO ANTIÉTICA.
Nooosssaaaaa!!! Rápido demais mesmo. Mais um transtorno para quem vem de outro estado.
ResponderExcluirQuanto a data, já era previsível. Teve um rapaz que postou o calendário dos concursos já previstos para este ano. Salvo engano, até final do ano, esta era a única data que não há concurso previsto aqui pra BSB.
Reprogramando...
Abraços!!!
Considerando que dia 12/10 é feriado, as passagens estarão caríssimas!!!!!
ResponderExcluirFDP!!! Se antes era suspeito a intenção de direcionar esse concurso pro pessoal de Brasilia, agora escancararam! Safadeza total! Desse modo só tivemos foi mais prejuízo e mais insegurança! E mais certeza também que do que espera por nós na casa podre! O que fazer pessoal?
ResponderExcluirÉ questão de honra nacional suspender essa nova data e moralizar os concursos públicos!!! Decisão patética do Presidente do TRF...vergonhoso! Economicidade pra Administração e FERRO no cidadão! Vamos correr atrás de pressionar o MPF, vamos usar de todos os meios para desmascarar esses vermes!
Srs,
ResponderExcluirO q foi derrubado foi a simples liminar. Correto?
Então ao q me parece ainda pode inclusive haver recurso do MPF.
Pessoal, vamos então fortalecer a ANDACON para sermos ouvidos no quesito moralização dos concursos, nos vinculando à Associação. Parabéns Guto Bello por falar e fazer. Tá lá no SENADO.
ResponderExcluirSó quero dizer uma coisa: Preparam-se, pois as pessoas estão pensando (INCLUSIVE EU) de buscar o MPF e ajuizar uma ação individual com um pedido de liminar para suspensão do concurso.
ResponderExcluirPrimeiro, a discricionariedade da Administração Pública não está acima do princípio constitucional da isonomia, da proporcionalidade, da razoabilidade, etc... Aliás, se se fosse aprofundar sobre o tema seria mencionada a Teoria dos motivos determinantes.
Segundo, seria possível realizar a prova apenas em Brasília se se demonstrasse ser impossível (ou quase isso) realizar a prova em todas as capitais. Em nenhum momento isso foi demonstrado. Portanto, o mais coerente será a realização das provas em todas as capitais.
Terceiro, muito estranha essa pressa do Cespe de marcar essa prova, logo no feriado, ou seja, QUE SE DANE OS CANDIDATOS.
Eu fiz tudo certo. Estudei, paguei minha inscrição e aceitei FAZER PROVAS DIA 30.09 OK. EU NÃO TENHO CULPA SE O CEFOR/CD E CESPE DERAM UMA DE BESTA QUADRADA E NÃO ORGANIZARAM O CONCURSO PELO MENOS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DE TODAS AS REGIÕES E DERAM BRECHA PARA O MPF RECORRER. PARABÉNS AO MPF RR!!!
Perdi dinheiro com reembolso, etc. Na minha situação, outros também estão.
Existem as seguintes possibilidades:
01) ações individuais com pedido de liminar;
02) recurso interposto pelo MPF.
Pensem nisso!!!
chora mais não, cara. Tem concurso demais rolando. Vamos fazer logo esse para liberar energia para outros. Deixe estar.
ResponderExcluirAcabei ler no CorreioWeb a opinião do Guto Bello acerca do concurso da Câmara. Parabéns!!! Defendeu os concurseiros com fundamento!
ResponderExcluirAssino embaixo o que o senhor disse!
Espero mais do que nunca que antes do dia 14 esse concurso dê uma reviravolta!!!
Onde posso ler as declarações do Guto Bello?
ExcluirNo correioWeb na parte de concurso (papo de concurseiro). Após algumas matérias sobre os concursos, abaixo encontra-se o da CD e as palavras do senhor Guto Bello!
ExcluirLa vem recurso
ResponderExcluir27/09/2012 11:43:52 126 CARGA: RETIRADOS MPF POR SOLICITAÇÃO DO MPF - INTERESSADO:MPF
Esperamos isso. No site do MPF/RR está estampada a notícia da suspensão do concurso da Câmara.
ExcluirDepois da aparente derrota, com a derubada da liminar, o MPF não vai deixar barato depois de ter anunciado vitória. Assim torço.
O MPF fez a carga do processo. Isso sinaliza UM POSSÍVEL RECURSO.
ResponderExcluirAdemais, o fato de o MPF ter derrotado a AGU no Agravo de INstrumento julgado pela desembargadora do TRF1 indica q o MPF tem sim chance de ganhar.
Concordo!!! Mais será que a Turma Recursal vai querer ir contra a decisão do Presidente do TRF1??? Porque a posição dele nós já sabemos, contra a liminar, e a posição da Desembargadora, a favor da liminar. E os demais membros???
ResponderExcluirSenhores,
ResponderExcluirPerguntei a um professor especialista em CPC.
Ele me disse q há jurisprudência do STJ de q "suspensão de liminar proferida por presidente de Tribunal só perde a eficácia com o trânsito em julgado da ação".
Por isso, o Cespe/Câmara está se valendo disso com grande tranquilidade. Fiquei sabendo q o Cespe só não aplicou a prova porque não houve tempo hábil para se preparar. Mas a intenção era a aplicação de prova imediata (dia 30/09). No dia 07 de outubro há eleições municipais. Por isso a prova ficou para o dia 14.
Atualmente, há uma ASSIMETRIA DE PODERES MUITO GRANDE. AS BANCAS PODEM BRINCAR COM A VIDA DOS CANDIDATOS COMO BEM ENTENDEM. E OS CANDIDADTOS NÃO TEM SEQUER O DIREITO DE PEDIR O DINHEIRO DE VOLTA.
Para terem uma idéia, em 2006, o Cespe chegou a demorar 3 meses e meio para soltar o resultado de um concurso de porte médio (não vou dizer qual).
Sr. Guto, parabenizo o senhor pela luta em prol do concurseiro. É um desejo de todos q essa lei vindoura mitigue os abusos cometidos pelas bancas.
Em concurso da ESAF este ano, a mesma divulgou o resulatdo final e a convocação para o curso de formação em BSB com a pequena antecedência de 15 dias. Detalhe, a divulgação do resultado final em questão demorou cerca de 2 meses e meio. (Tbm não direi qual o concurso). Ou seja, a banca tem quase 3 meses para corrigir a prova, mas o candidato deve preparar sua ida a outra cidade em apenas 15 dias.
Lamento para aqueles q vão ter q pagar multa por remarcação de passagem, além do valor mais caro das passagens no feriadão.
Eu estava evitando em postar minha opinião para não ser mal interpretado, porém depois que eu li o que o anônimo das 15:15 escreveu, não posso ficar calado.
ResponderExcluirEu trabalho no TRF1 e conhecendo os Desembargadores apostei que a liminar não iria cair.Eu tinha a absoluta certeza de que se o recurso fosse julgado pela BRILHANTE E JUSTA Desembargadora Selene Maria de Almeida o recurso seria indeferido (acertei).
Muitos irão me criticar e dizer que estou colocando o caráter de uma pessoa, ainda mais um Desembargador, em xeque. Ou então irão dizer que sou contra ele porque a decisão não favoreceu o que eu queria.
Eu digo que eu perdi toda a admiração que eu nutria pelo Desembargador Mario César Ribeiro, não achei justa sua decisão e muito menos como aconteceu o despacho desse processo. O despacho ocorreu em mãos POR UMA PESSOA MUITO INFLUENTE da AGU. O Desembargador deveria zelar pela justiça e não pela influência ou economicidade da administração pública.
Como pode haver decisões tão díspares entre dois Desembargadores??
Isso serviu para que eu caísse na real de como as coisas acontecem por aqui. Estou decepcionado!! Muitos aqui dentro do TRF1 compartilham dessa opinião. No entanto, quem somos nós para achar alguma coisa não é??? A realidade é que vence o lado mais forte e influente, ou seja, vence o lado ruim!!!
Se antes já estava difícil para que algumas pessoas fizesse esse concurso, agora então, tornou-se impossível.
Digam o que quiser... Mas a derrubada da liminar não foi justa!!!
Tem muita coisa que realmente não está legal na organização desse concurso!
Lamento para aqueles que JÁ desistiram do concurso e para aqueles que não poderão fazer porque não podem comprar uma nova passagem no FERIADO! Era exatamente isso que eles queriam, assim fica mais fácil de jogar para debaixo do tapete as trapaças que ocorrerão nesse concurso.
Oi,
ExcluirEu postei o cmt das 15:15.
Concordo plenamente com vc.
O fato de o Cespe ter perdido no Agravo de Instrumento comprova q a matéria não é pacífica e havia grandes chances de, no mérito, ficar decidida a aplicação da prova em todo o país.
Eu tinha ainda esperança de q houvesse alguma reviravolta. Por isso perguntei a um professor de CPC se não era arriscado o Cespe aplicar a prova em face de uma simples suspensão de liminar. Ele me respondeu sobre a jurisprudência em questão. Enfim, um balde de água fria.
Não sei se a lei dos concursos teria algum dispositivo para coibir esse abuso de prova marcada às pressas.
O q é pior, o Cespe demorará no mínimo 3 meses para soltar o resultado preliminar, pois são 2 redações de 1000 candidatos. Logo, com os feriados, o resultado preliminar sairá em meados de fevereiro, e o resultado final em março.
Ou seja, os candidatos são tratados como cachorros. E eles usam como desculpa o "princípio da supremacia do interesse público". O interesse público em economicidade prepondera sobre o interesse do particular q terá q pagar multa e passagens mais caras.
Isto é Brasil.
Pessoal, alguém saberia informar, juridicamente, a possibilidade de o desembargador presidente intervir/contrariar a decisão dada pela desembargadora relatora?
ResponderExcluirPelo o que eu sei, da decisão proferida pela desembargadora relatora (decisão monocrática), caberia agravo regimental, o qual levaria a matéria para deliberação do pleno.
No entanto, não foi isso que ocorreu, uma vez que, estranhamente, também em decisão monocrática, o desembargador presidente interveio...
A AGU atacaou em duas vertentes: AI e SLAT.
ExcluirNo agravo de instrumento, a AGU perdeu e foi mantida a decisão de manutenção da suspensão e realização da prova nacionalmente.
Na suspensão de liminar, a AGU ganhou pq o presidente do TRF1 suspendeu a liminar.
De acordo com os colegas há jurisprudência do STJ q garante a manutenção da supsensão de liminar proferida por presidente de tribunal até o trânsito em julgado da ação.
01/10/2012 18:31:17 150200 AGRAVO REGIMENTAL INTERPOSTO (MPF)
ResponderExcluirQual a chance desse concurso não ocorrer no dia 14?
Excluiracho pequena, mas existe a possibilidade... mera opinião!
Excluirbons estudos!
Sinceramente achei um erro a cassação da liminar. O Desembargador-Presidente deveria assegurar o andamento do processo até se esgotarem os recursos. Há ainda a decisão do mérito e quem vai julgar é o próprio juiz que concedeu a liminar para suspender o concurso. Sendo assim, alguém duvida da posição dele??? Nada impede que o concurso seja anulado após a realização das provas.
ResponderExcluirA CD e o Cespe não querem fazer as provas em todas as capitais, isso só irá acontecer se forem forçados pela justiça, fora isso, podem esquecer!!!
Quem marcou as provas para o dia 14.10, ou seja, quem decidiu isso foi o Cespe, pois era a única data disponível. Achei precipitado demais e prejudicou muita gente, pois muitos já desistiram do concurso. Só teríamos data disponível em dezembro. Eu penso que até seria melhor, pois poderíamos comprar novas passagens antecipadas!!!
O grande problema de uma ação com essa é que ao invés de ajudar, acabou prejudicando ainda mais os candidatos.
Agora é torcer para que a Turma Recursal suspenda novamente o concurso. Nesse exato momento, o justo seria suspender outra vez, haja vista a data que marcaram as provas.
Eu mesmo quase desisti, depois de todos os gastos com materiais, tive que abrir mão de 20.000 milhas que eu consegui juntar com muito custo ao longo de um ano inteiro para poder ver minha família no final do ano, somente para fazer a prova. Se eu tivesse escolhido em pagar passagens em pleno feriado, iria gastar 1000 reais!!! Absurdo!!!
Concordo plenamente com o anônimo das 07:08!!!
ResponderExcluirO efeito que a suspensão da liminar causou FOI PIOR do que se a prova fosse no dia 30 mesmo!!!
E me desculpe, mas dava para o Cespe colocar a prova em outra data sim!!! Um colega que trabalha no Cespe me confidenciou que achou muito estranha essa pressa de marcar logo para o dia 14, SABENDO QUE O MPF ENTRARIA COM RECURSO! E tem mais... Ele me disse que havia outras datas e principalmente início de dezembro. Eles que não quiseram e tampouco pensaram que era feriado.
Brincadeira isso!!! Quer dizer que os candidatos são tratados que como se fossem NADA????
Culpa não é do Cespe.
ExcluirCulpa é da titia Cinthia Gabriel e do titio Helder Girão Barreto.
Mas agora eles já tiveram seus 15 minutos de fama, agente se ferrou e muito. E tá tudo ok!
Acho que dessa vez a tentativa do MPF será em vão...
ResponderExcluirOlhando o site do TRF1, verifiquei que a pauta dos dias 04.10 e 18.10 estão fechadas e o agravo regimental não consta em nenhuma das duas.
Nossa como o MPF se dá ao trabalho de interpor um recurso que nem será julgado!!! Aff... Será que é burrice???
Alguém que entende de processo civil, poderia explicar como está o andamento do processo e como esse agravo regimental deverá ser julgado, se é pela Corte Especial ou Turma Recursal. É obrigatório que o agravo seja julgado antes do dia 14.10??
ResponderExcluirQual a chance de haver uma nova suspensão, haja visto que amanhã serão disponibilizados os locais de provas???
Disseram que a pauta está fechada. Daí eu pergunto: O MPF seria tão burro ao ponto de interpor um recurso que sabe lá Deus quando será julgado??? Será que eles não perceberam que ao invés de ajudar, prejudicaram muitas pessoas!!!
O MPF prejudicou quem? Eles entraram com a ação em defesa do interesse público e de direitos difusos. O que prejudicou as pessoas que decidiram prestar a prova foi a escolha do CESPE/CEFOR de aplicar a prova em data que dificulta as coisas para grande parte dos candidatos, baseada na discricionariedade da administração pública, defendida pelo Presidente do TRF1. Discricionariedade não significa que alguém pode decidir o que bem entender, significa que dentro dos limites obtidos com a interpretação do sistema legal concede-se certa liberdade, sempre vinculada ao interesse público.
ExcluirNão consigo ver burrice alguma na interposição do recurso, pois se há a possibilidade de que o recurso não seja julgado amanhã, sem o recurso haveria a certeza de que as provas aconteriam no dia 14, prejudicando o objeto da ação.
Pelo que se pode ver no site do TRF, é bem provável que o recurso seja julgado amanhã. Se não for, como a turma responsável só se reúne na 1ª e 3ª semanas do mês, o julgamento só acontecerá depois.
Na minha opinião as chances são de 50%, pois a desembargadora que julgou o agravo faz parte da turma e o relator é o presidente.
Concordo plenamente com o anônimo das 09:23.
ResponderExcluirO Presidente do TRF1 não deveria ter cassado a liminar e muito menos explorar aqueles argumentos ridículos! Na minha humilde opinião, ele deveria ter assegurado o andamento do processo até a decisão do mérito. O MPF vai querer levar isso até o final! Seja suspendendo o concurso novamente ou seja anulando e decretando que sejam reaplicadas as provas! Já imaginaram??? Quem decide o mérito é o Juiz Hélder Girão Barreto e alguém tem alguma dúvida sobre a decisão dele??? MAS... Quem sou eu para opinar alguma coisa ne... Não vai mudar nada mesmo... Candidato é tratado que nem lixo! Parece que eles ainda estão fazendo um favor para você de oferecer uma vaga em cargos públicos!
Eu já desisti e acabei ficando sem o dinheiro da inscrição. Mais uma vaga para quem pode remarcar as passagens ou comprá-las novamente. Eu realmente não pude fazer isso... As passagens ficaram muito caras nos dias 12, 13 e 14.10
O que eu posso fazer nessa altura do campeonato?? Propor uma ação individual??? Pra quê??? Para vir um PALHAÇO e dizer que isso vai gerar grave lesão à Administração Pública e defender a economicidade! Fala sério! Que ridículo!!!
Escrever aqui tampouco vai adiantar... Já chorei de raiva e isso também não vai adiantar nada.
Melhor levantar a cabeça e partir para outro concurso.
Boa sorte aos que farão a prova!
Amigo, como fez para receber o valor da inscrição? Foi fácil?
ExcluirPrefiro o silêncio a cagar na cabeça desse juizim e desse povim que achou certo a prova acontecer assim...na minha opinião esse novo edital é mais ilegal já que deveria atender também ao art. 21, §4 da Lei 8666/93 que determina que: "Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqüestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas." Mas não passou pela idéia dos responsáveis que toda esta insegurança e blablabla afetaria profundamente a preparação e a apresentação dos candidatos ao certame!
Amigo eu não recebi o dinheiro da inscrição. Vou ficar sem fazer a prova e sem o dinheiro. Eu bem que tentei mais o Cespe me respondeu da seguinte maneira:
ExcluirPrezado xxxx
"Não haverá a devolução do dinheiro da inscrição, em hipótese alguma, salvo no cancelamento do certame por conveniência da Administração".
É... o anônimo das 15h05 tá sabendo geral. Pior que devo ficar fora do certame, pois não mandei minha proposta. Precisa dar aula para Maria Sylvia di Pietro.
ExcluirPrezado colega das 10:09,
ResponderExcluirComo todos achei um absurdo toda essa situação. Mas aqui vai uma reflexão:
Pq o juiz de 1º instância não julgou logo o mérito então?
Se ele assim o fizesse, a prova seria remarcada, com toda certeza, em todo o país sem nenhum problema. No entanto, ele deferiu a liminar 20 dias antes da data prevista da prova e a mesma foi derrubada com pouquíssimos dias antes da data prevista. O MPF e a 1º instância só tumultuaram o processo.
O Cespe pretendia sim aplicar a prova no dia 30, só não o fez pq não houve tempo de organizar o certame. Por isso, o Cespe demorou tanto para soltar a nota informando da não aplicação da prova no dia 30.
O desrespeito ao concurseiro é patente.
TA ROLANDO O JULGAMENTO DO AGRAVO REGIMENTAL! SERÁ QUE O LADO RUIM DO PRESIDENTE VAI VENCER OUTRA VEZ?????
ResponderExcluirComo vc sabe que ta rolando julgamento do agravo?
ExcluirUm colega ligou para o TRF1 para assessoria da Presidência e a assessora disse que o agravo iria ser levado à sessão hoje pelo presidente. Só que a urucubaca foi tão pesada que aconteceu um apagão geral!!!!
ExcluirPessoal, essa foi a melhor. kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir"Não bastasse o embargo auricular, agora a Câmara inovou com o embargo elétrico. Não tá fácil, amgs"
Não sei se todos já viram:
ResponderExcluir"Corte Especial mantém liberação do concurso da Câmara dos Deputados
04/10/12 20:01
A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região manteve, por unanimidade, decisão proferida no dia 24 de setembro pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Mário César Ribeiro, que liberou a realização do concurso da Câmara dos Deputados."
http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/corte-especial-mantem-liberacao-do-concurso-da-camara-dos-deputados.htm
Boa sorte a todos e principalmente a mim!!!
Valeu, Rodrigo!
ExcluirÉ, acho que agora vai mesmo... Boa sorte a todos!
Bruno
São Paulo-SP
ESSE É O BRASIL POLITICAMENTE (INSUPORTAVELMENTE)CORRETO!!!
ResponderExcluirÉ cada argumento do judiciário, que realmente me faz pensar que a faculdade de direito que eu fiz foi pura ilusão. Nada do que vc aprende nos livros é verdade. ISONOMIA ENTÃO, É BALELA. DECEPCIONADO COM O JULGAMENTO. UNÂNIME AINDA!!!!!! Realmente quem vence nesse país é a influência política e mais nada!!!!
COM CERTEZA SE TIVÉSSEMOS MAIS "JOAQUINS BARBOSAS" COM CERTEZA ESSA PROVA NÃO SERIA DIA 14 SOMENTE EM BRASÍLIA.
FALTOU RESPEITO E RAZOABILIDADE!!!!
Essa prova vai ser anulada...aguarde e confie, mas não se preocupe, pra treinar qualquer merda serve...merda que vai cai no cole desses bostas!!!
ResponderExcluirCaramba, não vou nem fazer mais a prova. Só tem cara fera aqui. Altos administrativistas. Explicou legal!
ResponderExcluir