Totus

domingo, 20 de novembro de 2011

Quantas matérias devem ser estudadas por dia

Algumas pessoas têm me enviado emails perguntando quantas matérias devem ser estudadas por dia. A resposta é simples: depende!

Em primeiro lugar, é preciso registrar que alguns não suportam estudar uma mesma matéria por muitas horas seguidas. Há outros que, ao contrário, não suportam estudar várias matérias ao mesmo tempo, reservando períodos menores para cada uma delas. Para quem está nos extremos, não há muito o que fazer senão seguir a natureza. 
Entretanto, para aqueles que conseguem estudar das duas formas, há uma estratégia que me parece mais eficiente. 

É importante considerar também o que seriam longo, médio e curto prazos em concursos públicos. Para mim, estamos no longo prazo quando não previsão de edital. Estamos no médio prazo quando surgem fortes boatos de que o concurso será realizado ou quando já está autorizado. O curto prazo inicia-se no lançamento do edital. Veja a ilustração:



A preocupação com a distribuição do tempo deve ser maior no curto prazo. No longo prazo, até para que o concursando não se submeta a uma pressão muito grande, deve-se ter maior liberdade na utilização do tempo.

Voltando à questão que motivou esta postagem, entendo que no longo prazo, é melhor estudar uma ou poucas matérias de cada vez. Particularmente, mesmo no longo prazo, gosto de estudar pelo menos umas 3 ou 4 matérias todos os dias. A vantagem de estudar poucas matérias é que não perdemos o fio da meada.

Entretanto, quanto mais se aproxima o curto prazo, entendo ser mais eficiente estudar todas as matérias ao mesmo tempo. Quer dizer, no mesmo dia você deve estudar tantas matérias quanto for possível. Recomendo que o tempo de fracionamento não seja inferior a 1 hora para cada matéria. A vantagem é que você chegará no dia da prova com os conteúdos mais frecos na memória. Se no curto prazo, você gastar uma semana para cada matéria, por exemplo, na data da prova talvez você já não se lembre bem dos conteúdos estududados há 5 ou 6 semanas.

O que está por detrás deste raciocínio é que no longo prazo, a preocupação maior deve ser com a compreensão do conteúdo. Quanto mais curto o prazo, maior deve ser a preocupação com a memorização. Estudar tudo ao mesmo tempo no curto prazo favorece o processo de memorização.

3 comentários:

  1. tem noticias do concurso do INSS???

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Excelente comentário, na verdade, foi o melhor comentário que já vi sobre o assunto.

    ResponderExcluir