Totus

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Entrevista com Renato Teatini

Apresento a seguir uma entrevista que fiz com Renato Teatini, aprovado em 2o lugar no último concurso do TSE, para o cargo de Técnico Judiciário e, mais recentemente, aprovado em 3o (em Brasília) para o cargo de Analista Judiciário do TRF da 1a Região. 
Conheci o Renato durante o curso de graduação em Direito, na Faculdade Processus. Logo passei a observar os seus métodos de estudo e, ao longo de inúmeras conversas que tivemos, pude identificar nele um dos melhores concurseiros que já conheci. Certamente, essa entrevista será muito proveitosa para os leitores deste blog. Sem mais delongas, vamos à entrevista. 

Renato, qual a sua idade e formação acadêmica?  

Tenho 28 anos, fiz Medicina Veterinária durante 4 anos na Unb,mas larguei o curso e formei em Direito na faculdade Processus.
 
Qual cargo você ocupa atualmente e por quais órgãos públicos você já passou?

Atualmente estou trabalhando como Analista Judiciário, Área Jurídica no Tribunal Regional Federal. Trabalhei durante 4 anos no Tribunal Superior Eleitoral, como Técnico Judiciário. 

Como foi seu rendimento nos ensinos fundamental e médio?

Eu estudei no Sigma, que é um colégio de muita qualidade, e, por isso mesmo, muito puxado. Eu nunca fui de tirar notas boas no colégio. Na verdade, peguei três recuperações, durante os 7 anos que estudei no Sigma. Mas vi que, mesmo com um rendimento ruim no Sigma, eu tinha uma bagagem muito boa para passar no vestibular da UnB.

Por que você se interessou pelos concursos públicos?

Quando larguei a Veterinária na UnB, não sabia que curso fazer. Portanto, comecei a estudar para concursos e, a partir daí, me interessei pela faculdade de Direito.

O que motiva você a estudar?

Crescimento profissional, trabalhar no que gosta e a boa remuneração que alguns concursos oferecem.

É necessário ter uma boa base para encarar os concursos públicos? No caso de existirem problemas na formação básica, o que o concurseiro pode fazer para contornar essa situação?

Uma boa base com certeza ajuda para a realização de concursos públicos. Porém, o fator determinante para a aprovação não é sua base escolar, mas sim seu empenho e uma boa técnica de estudos para concursos.

Você se considera mais esforçado ou mais inteligente?

Eu me considero mais esforçado. Hoje em dia tenho muita facilidade para resolver as questões de concursos, mas não porque sou mais inteligente, e sim porque já as resolvi muitas vezes (Constitucional, por exemplo, devo ter resolvido umas 2000 questoes só de concursos). Sempre usei o superprovas para a realização de questões de concursos, pois ele tem vários filtros de muito legais, como, por exemplo, um filtro de questões por tema dentro de uma matéria, filtro por banca examinadora etc. Mas recentemente descobri o site "questões de concursos", que, além desses filtros, tem as respostas que outros usuários colocam. Bem interessante.
 
Qual a sua opinião a respeito dos cursinhos preparatórios? Você chegou a fazer algum (não precisa citar os nomes dos cursos)?
 
Cheguei a fazer um cursinho apenas, mas hoje em dia, só assisto às video-aulas, pois vc não precisa sair de casa, economiza tempo, a aula não é interrompida nunca, e você ainda pode assistir às aulas em uma velocidade maior, ganhando mais tempo ainda.
 
Quantas horas de estudo diárias você entende que seriam necessárias para começar a brigar por vagas, por exemplo, no Judiciário?
 
A partir de 4 horas diárias e quando chegar pelo menos 2 semanas antes da prova, umas 8 horas diárias. Aumentar a carga de estudos quanto mais perto da prova é fundamental. por isso, quem puder é claro, recomendo tirar férias do serviço para estudar. 
 
Qual a melhor estratégia para estudar as disciplinas do direito? 
 
A melhor estratégia para mim é sempre ler uns livros próprios de concursos (nada de doutrina pesada!!!), que são resumidos, mas apresentam tudo que pode cair em concursos. Estar sempre lendo a legislação seca e fazendo muito exercícios a todo o tempo.Para quem já leu a doutrina e tem um conhecimento das matérias, ficar estudando praticamente só legislação seca com exercícios. 
 
O TSE acabou de lançar edital. A maioria dos concurseiros, principalmente quando se trata de carreiras "genéricas", foca seus estudos em direito constitucional e administrativo. Pouco se estuda direito eleitoral para outros concursos além dos órgãos da Justiça Eleitoral. Quais dicas você daria para quem vai começar a estudar essa matéria agora? E quais outras dicas você daria para quem vai fazer o concurso do TSE? 
 
Recomendo um cursinho específico de direito eleitoral para a pessoa se ambientar com a matéria e saber como estudá-la. Particularmente prefiro muito mais as video-aulas. Além da vídeo-aula, estudar legislação seca e fazer exercícios, como para todas as matérias de direito.
 
Você acabou de ingressar no TRF, em cargo de analista, conte-nos um pouco sobre a experiência desse concurso...

Estudei forte durante um mês, e já possuía uma base boa para concursos. Foquei principalmente nas leis e nos exercícios. Para se ter uma ideia, cerca de 80 por cento das questões específicas eu já havia resolvido no superprovas, simplesmente porque fiz todas as questões da fcc por várias vezes. Das 40 questões específicas, acertei 39, e só errei uma porque a fcc mudou seu entendimento em uma questão que ela já havia feito e colocado o gabarito que eu marquei nesta.

Até pouco tempo atrás, você era servidor do TSE. Como é o trabalho e o ambiente no órgão?

O ambiente de trabalho é excelente. Os servidores têm todos os recursos materiais e humanos para realizar suas funções. Não falta nada. Agora na nova sede do TSE vai ficar melhor ainda.  

Fazer uma faculdade de Direito ajuda na aprovação?

Sinceramente acho que não ajuda muito. São focos completamente diferentes.

Quais os próximos passos que você pretende dar?

Vou estudar para o Senado, e estou fazendo pós e outras coisas para conseguir títulos para começar a estudar para concursos de cartórios.

4 comentários:

  1. Excelente entrevista! Faltou apenas o entrevistado mencionar em qual curso se apóia para as vídeo-aulas. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, obrigada! Mas poderia me dizer que vídeo aulas são essas?? Onde adquiro?? Valeu!!
    Patricia.

    patricia.mr.direito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, queria saber se é de seu conhecimento se as vagas serão para trabalhar somente em Brasília ou existem sedes do TSE nas capitais, no meu caso Salvador - BA.

    Abraço e parabéns pelo Blog.

    Meu e-mail: seu_madrugada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiii,meu amigo está ficando famoso..hahahah Parabéns Renatinhoo,você merece,sempre tão esforçados,suas dicas são preciosas.
    Quanto aos comentários acima sobre as video aulas,gente ele se refere aos cursos que compramos nesses sites de concurso:"RenatoSaraiva,Espacojuridico,euvoupassar"enfim esses são alguns.Mas pelo que conheço do Renato foram aulas do Saraiva.
    Parabééénsssss mais uma vez,você é minha inspiração!! Seu 2ºlugar no TRF foi mais que merecido!

    ResponderExcluir