Totus

domingo, 20 de novembro de 2011

Planejamento para ser Técnico Judiciário (área administrativa) do TSE - Parte 3


Leia a primeira parte deste texto, caso ainda não o tenha feito.

Também acho importante reescrever o programa apresentado pelo edital, de modo que cada item fique numa linha.Veja neste link o programa do concurso reescrito.


No início é importante marcar cada um dos itens de acordo com o seguinte. Aqueles conteúdos que você já estudou e se sente seguro, marque-os com a cor verde. Aqueles que você já estudou alguma vez na vida, mas não se sente seguro, marque-os com a cor amarela. Aqueles que você nunca estudou, marque-os com a com a cor vermelha. Faça isso para todo o programa. Por exemplo:

Uma estratégia de estudo interessante é dar prioridade inicialmente àqueles conteúdos em vermelho, depois aos em amarelo e, só depois, aos em verde. Num concurso com muitas matérias, isso é otimiza o estudo.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL.
Dos princípios fundamentais.
Dos direitos e garantias fundamentais:
dos direitos individuais e coletivos,
dos direitos sociais,
da nacionalidade e
dos direitos políticos.
Da organização do Estado:
da organização político-administrativa,
da União,
dos Estados Federados,
dos Municípios,
do Distrito Federal,
dos Territórios.
Da Administração Pública:
disposições gerais e dos servidores públicos.
 Da organização dos Poderes:
do Poder Legislativo: do Congresso Nacional,
das atribuições do Congresso Nacional,
da Câmara dos Deputados,
do Senado Federal,
dos deputados e
dos senadores e
do processo legislativo;
Do Poder Executivo:
do Presidente e do Vice-Presidente da República,
das atribuições do Presidente da República e
da Responsabilidade do Presidente da República;
Do Poder Judiciário:
disposições gerais,
do Supremo Tribunal Federal,
do Superior Tribunal de Justiça,
dos Tribunais e Juízes Eleitorais.

Calculadas as horas totais de estudo, faça um controle do tempo de estudo. Desde quando estudei para concursos de nível médio na década de 90, e depois, ao fazer concursos de nível superior, fiz um controle rigoroso do meu tempo de estudo. Por exemplo, quando fui aprovado para Analista de Controle Externo no TCU (atual Auditor Federal de Controle Externo) em 2006, concentrei-me totalmente nas 5 semanas antes da prova e estudei naquele período 360 horas, distribuídas de acordo com a planilha e os critérios que procurei expor neste texto.

Esse controle deve ser feito em papel mesmo. Não gosto muito de registrar as horas de estudo em sistema de informática, pois isso acaba atrapalhando um pouco. Costumo representar cada hora a estudar com um quadradinho. Para cada disciplina faço tanto quadradinhos quanto as horas sugeridas pela planilha. Gosto também de dividir cada quadradinho com um X, de modo que cada pedacinho menor represente 15 minutos de estudo. Ter esse controle é muito interessante para avaliar o andamento dos estudos.

Outra dica é que no próximo site da Consulplan há um banco de questões já aplicadas, organizadas por assunto. Isso até poderia servir para os seus simulados. Entretanto, não recomendo que você estude só com questões da Consulplan, pois ainda não é uma banca muito conhecida.

Disponibilize uma compilação de questões de direito eleitoral, disponível no googledocs.

Espero que a leitura do texto tenha sido útil para você.

Links interessantes:

2 comentários: