Totus

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Site ConcursoLivre está no ar

Há algum tempo tenho observado que é possível estudar para concursos com materiais gratuitos disponíveis na internet. Se isso ainda não for plenamente possível, em breve será. Encontram-se vídeos (youtube), textos (html, pdf, doc), apresentações (ppt), mapas mentais e legislação comentada. As fontes são as mais diversas possíveis: órgãos públicos, universidades, cursos preparatórios, professores e até mesmo os concurseiros. Não me refiro a materiais pirateados, mas aos que são publicados na rede pelos próprios autores. 

Porém, ocorrem dois problemas. O primeiro é que esses materiais estão dispersos e desorganizados na rede. O segundo é que o concurseiro tem dificuldade para aferir a qualidade, separar o joio do trigo. Imagine então um sistema web que reúna, em um mesmo ambiente, estruturado por disciplinas e tópicos, links sugeridos pelos usuários para materiais disponíveis na internet e também avaliados pela comunidade. Imaginou? Foi Lançado no início de agosto o site www.concursolivre.com.br, que tem exatamente essa proposta. 

Por exemplo, suponha que você queira estudar o tópico Direitos Fundamentais (Direito Constitucional). Então, você fará login no sistema e navegará numa árvore até chegar ao tópico desejado. Ao clicar no tópico o sistema mostrará uma lista de links já cadastrados, ordenados de acordo com avaliações feitas pelos outros usuários. Você mesmo poderá contribuir informando links para materiais interessantes que você tenha encontrado na internet. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário