Totus

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alerta sobre o uso de ritalina

Aos concurseiros que gostam de utilizar drogas para melhorar o rendimento nos estudos, vai um alerta sobre a ritalina: "Ocorre que essa droga pode trazer dependência química, pois tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration como um narcótico" (leia mais). 

A droga deve ser utilizada somente com prescrição médica e caso a pessoa realmente tenha TDAH. Há notícias de que alguns médicos estão prescrevendo ritalina sem avaliação criteriosa do paciente. 

Acho que isso é um problema muito grave que em breve terá de ser tratado pelas autoridades, por dois motivos: 1) trata-se de uma droga; 2) se de fato ela tem o efeito positivo nos estudos que as pessoas dizem ter, então o seu uso quebra a isonomia nos concursos. 

Não sei bem qual seria a saída. Não sei se seria viável o exame antidoping em concursos. Sei que há um problema nisso e precisamos pensar numa solução. Se você tem diagnóstico de TDAH, tudo bem. Mas se não tem, reflita se vale a pena mesmo utilizar ritalina para melhorar o rendimento nos estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário