Totus

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Petição Pública pela aprovação da Lei Geral dos Concursos Públicos na Câmara dos Deputados



Há mais de uma década tramitam no Congresso Nacional diversas propostas legislativas que pretendem regulamentar os concursos públicos. Foi aprovado no Senado Federal o PLS 74/2010, de autoria do Sen. Marconi Perillo. O projeto, relatado pelo Sen. Rodrigo Rollemberg, foi amplamente debatido na CCJ do Senado Federal. A Associação Nacional dos Concurseiros - Andacon, o Movimento pela Moralização dos Concursos - MMC, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos - Anpac, representantes das bancas examinadoras e dos cursos preparatórios participaram de audiência pública na Comissão em que o projeto foi analisado. O Projeto aprovado é fruto de um amplo entendimento entre os segmentos mais diretamente relacionados aos concursos públicos, o Parlamento e o Governo. 

Aprovado no Senado, o PLS 74/2010 foi encaminhado à Câmara dos Deputados (PL 6004/2013), onde foi apensado ao PL 252/2003, que tramita na CCJ do Câmara e tem como relator o Deputado Paes Landim. Se o texto do PL 6004/2013 for aprovado na Câmara seguirá diretamente para sanção presidencial. Se for aprovado um outro texto, o projeto retornará ao Senado. 

Portanto, o que se deseja com a petição pública é que o Deputado Paes Landim e, posteriormente, a CCJ da Câmara e o Plenário da Casa aprovem o texto do PL 6004/2013, conforme aprovado no Senado Federal, por representar um acordo que visa à moralização dos concursos públicos e ao fortalecimento da isonomia nos certames, evitando assim abusos decorrentes da falta de uma norma regulamentadora. Com isso ganhará a sociedade brasileira, que terá nos quadros do setor público profissionais altamente capacitados.

Guto Bello

Nenhum comentário:

Postar um comentário