Totus

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Legislação Colorida para Dispositivos Eletrônicos

O estudo para concursos públicos exige compreensão dos conteúdos estudados e capacidade de memorização. Nas disciplinas jurídicas, a leitura das normas torna-se imprescindível. Mas não basta ler. É preciso ler e memorizar. Esse é o desafio!

Há vários métodos que auxiliam na tarefa de memorizar normas. Recentemente, diversos cursos começaram a oferecer mapas mentais, que de fato auxiliam na memorização. Outro método muito interessante é resolver questões no modelo certo ou errado. Eu mesmo sou co-autor de algumas obras que utilizam esse método ("Regimento Interno do Senado: em exercícios com gabarito anotado"; "Regimento Interno da Câmara dos Deputados: em exercícios com gabarito anotado"; "Regimento Comum do Congresso Nacional: em exercícios com gabarito anotado"). Na semana passada, a Editora Totus lançou o e-book "Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça: em exercícios com gabarito anotado", que também utiliza o mesmo método.

Vou apresentar algo interessante que eu mesmo já testei e gostei. A maioria dos textos que utilizamos para estudar são em preto e branco. Eu tive a experiência de colorir diversas normas, tais como a Constituição Federal, os Códigos Civil e de Processo Civil, dentre outras, para fazer a leitura em dispositivos eletrônicos. A ideia é simples, mas bastante interessante. Consiste em aplicar uma cor diferente ao fundo de cada parágrafo do texto. As cores não têm significado, mas tornam a leitura menos enfadonha e provocam estímulos que parecem favorecer a memorização. Não tenho nenhuma comprovação científica para isso. Trata-se de puro empirismo.

Para que você mesmo possa testar esse tipo de leitura, coloco à disposição os textos da Constituição Federal e do Regimento Interno do TJDFT. Sugestões e críticas serão muito bem-vindas. Aguardo os comentários!

Guto Bello


Exemplo:




3 comentários:

  1. Existe algum programa que eu faço isso? Ou é feito manualmente mesmo? Grato.

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE dica e belíssima sugestão! Assim a leitura das "Leis Secas" fica muito mais digerível! Seria interessante um post sobre como foi feito esse processo de colorí-las, para que cada estudante aplica também em outras disposições legais.

    ResponderExcluir
  3. PARABENS. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR. SUCESSO A TODOS.

    ResponderExcluir