Totus

segunda-feira, 25 de março de 2013

Planilhas para Distribuição do Tempo de Estudo - MPU

Sempre utilizei um critério muito simples para distribuir o meu tempo total de estudo entre as matérias previstas em um concurso. As premissas são as seguintes: estudo mais o que sei menos; estudo mais o que cai mais. Ao menos intuitivamente os bons concurseiros fazem isso. A diferença é que eu montei um modelinho matemático/probabilístico (se é que posso dizer isso!). O resultado é uma planilha que propõe uma distribuição do tempo de estudo. Aos que desejarem entender um pouco mais o meu critério de distribuição do tempo total de estudo, sugiro a leitura do seguinte texto: 
Como Distribuir o Tempo Total de Estudo

Preparei as planilhas para o concurso do MPU (analista e técnico): 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Lei Orgânica do MPU Colorida Gratuita



Clique aqui para fazer download do arquivo.

Para quem vai fazer o concurso do MPU, coloco à disposição a Lei Orgânica do MPU numa versão com fundo colorido para utilização em dispositivos eletrônicos. O estudo para concursos públicos exige compreensão dos conteúdos estudados e capacidade de memorização. Nas disciplinas jurídicas, a leitura das normas torna-se imprescindível. Mas não basta ler. É preciso ler e memorizar. Esse é o desafio!

A maioria dos textos que utilizamos para estudar são em preto e branco. Eu tive a experiência de colorir diversas normas, tais como a Constituição Federal, os Códigos Civil e de Processo Civil, dentre outras, para fazer a leitura em dispositivos eletrônicos. A ideia é simples, mas bastante interessante. Consiste em aplicar uma cor diferente ao fundo de cada parágrafo do texto. As cores não têm significado, mas tornam a leitura menos enfadonha e provocam estímulos que parecem favorecer a memorização. Não tenho nenhuma comprovação científica para isso. Trata-se de puro empirismo.

Guto Bello

Outras normas coloridas:

terça-feira, 5 de março de 2013

Projeto de Lei dos Concursos Públicos entra em pauta

Amanhã o Projeto de Lei do Senado 74 de 2010 (PLS 74/2010) entrará na pauta da CCJ do Senado Federal. O projeto regulamenta os concursos públicos. A reunião da Comissão será às 10h. Aprovada na CCJ do Senado, a matéria seguirá para a Câmara

A Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros - Andacon participou muito ativamente dos trabalhos de elaboração do projeto, com reconhecimento inclusive do próprio Relator Rodrigo Rollemberg, que em seu relatório assim manifestou-se: 

"Além disso, foi realizada importante coleta de opiniões na sociedade civil, em audiência pública, realizada em 30 de agosto de 2012, a qual contou com a participação de especialistas em concursos públicos, instituições organizadoras e também da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros (Andacon), entidade que atua na defesa dos candidatos de concursos públicos – que prestou valiosa contribuição na elaboração deste projeto."

Segue abaixo o link com o texto integral da matéria. Uma observação: as considerações do parecer abaixo fazem referência ao texto inicial do projeto, que será substituído pelo novo texto, apresentado ao final do parecer (ler a partir da pág. 10 do arquivo).

http://www6.senado.gov.br/mate-pdf/119245.pdf

Guto Bello