Totus

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Concursos: Como Distribuir o Tempo de Estudo

Um desafio para o concurseiro é distribuir racionalmente o tempo de estudo entre as disciplinas a serem estudadas. Normalmente, a nossa tendência é eleger algumas disciplinas como prediletas. Muitos caem nessa cilada. Porém, ter um conhecimento um tanto quanto superficial de todas as disciplinas é melhor que conhecer a fundo apenas algumas delas. Em concursos, é melhor ser abrangente como um oceano e raso como uma piscina que ser profundo como o oceano e não abrangente como uma piscina. Avançando na preparação e dependendo do nível de dificuldade do concurso, o concurseiro sentirá a necessidade de aprofundar os conhecimentos. Mas isso deve ocorrer numa segunda fase de estudos. No início, é melhor ter uma visão geral que não ter visão alguma sobre algumas disciplinas ou tópicos.

O tempo é o recurso mais precioso que nós temos à disposição. Não o considero um recurso escasso. Temos tempo bastante para fazer muitas coisas. É claro que precisamos eleger prioridades. Não dá para fazer ou ser tudo ao mesmo tempo. Porém, por mais dedicada que seja e por mais prioridade que dê aos estudos, há um limite de horas de estudo diário efetivo que a pessoa consegue atingir. Obviamente, esse limite varia de pessoa para pessoa. Leva vantagem quem consegue utilizar melhor o tempo.

Desde quando iniciei os meus estudos, em meados da década de 90, desenvolvi a prática de controlar meu tempo de estudo de acordo com os pesos das disciplinas previstas no edital e, também, de acordo com o conhecimento que eu julgo ter de cada uma das disciplinas. Eu costumo utilizar uma planilha para fazer a distribuição do tempo. A ponderação leva em conta as seguintes variáveis: o tempo de estudo diário que terei à disposição; o número de dias que pretendo estudar por semana; a quantidade de questões e o peso de cada disciplina; o conhecimento das disciplinas, de acordo com resultados anteriores ou simulados. Clique aqui para baixar a planilha.

São dois os princípios utilizados pela planilha para distribuir o tempo. Em primeiro lugar, quanto maior o peso da disciplina no concurso, mais tempo deve-se gastar com ela. Em segundo lugar, a prioridade de estudo deve recair sobre aquilo que o candidato conhece menos. A ponderação destes princípios é que fornecerá o tempo ideal de estudo. Mesmo que você não queira utilizar a planilha para fazer um controle rigoroso do tempo, preste bastante atenção nesses princípios e tente aplicá-los de alguma forma no seu método de estudo.

É possível dividir a preparação para um concurso em três momentos: longo prazo (período anterior a 1 ano ou 6 meses de antecedência da data estimada do concurso), médio prazo (entre 1 ano ou 6 meses de antecedência e a publicação do edital, curto prazo (entre a publicação do edital e a realização da prova). Para citar um exemplo, logo após a realização do concurso do Senado que ocorreu em 2008 surgiram rumores de que em breve haveria outro concurso (o natural é que os órgãos façam concursos periodicamente). Assim, estava inaugurado o longo prazo. Recentemente, em nota oficial o Senado informou que o edital sairá em setembro. Podemos dizer que hoje (28/07/2011) estamos, sem dúvida, no transcurso do médio prazo. A partir da publicação do edital, ingressaremos no curto prazo. Quando as pessoas disserem “um dia esse concurso sai”, estaremos no longo prazo. Quando várias fontes diferentes disserem que o concurso é iminente ou quando já tiver sido autorizado, estaremos no médio prazo.

O controle rigoroso das horas de estudo no longo prazo talvez não seja muito interessante. No médio prazo, já vale à pena intensificar os estudos e fazer um controle do tempo, utilizando como parâmetro o edital do último concurso realizado pelo órgão. No curto prazo, é essencial que se controle o tempo, mas já utilizando as informações do edital publicado. Para isso é preciso confiar na estratégia e ter uma certa frieza para não deixar o coração se inclinar por uma disciplina específica ou algumas em detrimento das outras. O aproveitamento do tempo disponível no curto prazo é que definirá aqueles que se classificarão nas melhores posições.

Gosto de marcar as horas estudadas em quadradinhos separados por disciplina. É importante ser rigoroso no controle das horas. Se você for à biblioteca estudar e lá permanecer das 14h às 18h, mas dormir 30 minutos, fizer um lanche em 15 minutos e utilizar o banheiro por mais 15 minutos, o tempo de estudo líquido a ser contabilizado deverá ser de apenas 3 horas e não 4 horas.

Espero que sejam úteis as dicas. Em caso de dúvidas quanto ao método proposto, estou à disposição no email augustobelloneto@gmail.com


Guto Bello


17 comentários:

  1. Valeu a dicaa.... vou aguardar mais...Talles, Ipatinga MG

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM MESMO O POST, GUTO... ESTAREI SEMPRE POR AQUI, ADERI E VIREI CONCURSEI E NÃO PRETENDO FICAR NESSA POR MUITO TEMPO. VOU PASSAR !!!! CONTE COMIGO PARA O BLOG,OK? TENHO UM VASTÍSSIMO MATERIAL E SE VC QUISER ENVIO POR EMAIL... E MANDA A PLANILHA PRA MIMMMMMMMM.. VAI AJUDAR DEMAIS!!!

    JULIANA_ARAUJO_DF@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Guto! Dicas muito úteis em um texto bem claro. Nota 10 o blog!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, gostei do texto! A linguagem clara torna a leitura interessante, muito bom. Sou func. púb. federal e posso dizer q estou vivendo um sonho, mas sei q posso melhorar ainda mais. Espero ver dicas d concursos p n. médio aqui no blog algum dia!

    ResponderExcluir
  5. Caro Guto, gostei muito das dicas. Obrigada pelo envio das planilhas, sei que serão muito úteis para o meu planejamento. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Excelente. Já estou aplicando as dicas ao meu planejamento de estudo. É incrível como melhorei meu rendimento. Controlando as horas líquidas estudadas, você passa a valorizar mais o tempo disponível para estudo. Descobri ainda uma coisa: Apesar de ter 5 horas diárias para estudo, não consigo passar de 3 horas líquidas diárias.

    ResponderExcluir
  7. DEUS LHE ABENÇOE GUTO.
    PR. EDUARDO RAMOS

    ResponderExcluir
  8. Guto, num planejamento de curto prazo quantas matérias devo estudar por dia?

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse blog gostei adriano de brasilia vlw...

    ResponderExcluir
  10. "Guto, num planejamento de curto prazo quantas matérias devo estudar por dia?" Muito boa a pergunta. Escrevi um texto sobre o assunto. http://gutobello.blogspot.com/2011/11/quantas-materias-devem-ser-estudadas.html

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, Guto!
    Só um comentário: Concordo que convém dedicar-se a cada matéria conforme seu peso e o grau de conhecimento que se tenha dela, mas um concurso como o do TRE-SP - Analista Administrativo, por exemplo - exige um nível de acerto muito próximo dos 100% nas provas objetivas para que o concursando tenha a sua redação corrigida...
    Você poderia escrever algo a respeito?
    Abs e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Gutto, suas dicas são ótimas!
    É bom poder contar com apoio de profissionais de sucesso como você.
    Sucesso!
    Abraços, Carina

    ResponderExcluir
  13. Guto, vi um erro na planilha: o somatório dos tempos totais de estudos fica maior que o nº total de horas.

    ResponderExcluir
  14. Oi Guto! Gostei muito das palestras me deram um bom norte!!!!
    Estou tentando utiliza o link da planilha mas ela está protegida. Poderia me encaminhar?
    renato1310@hotmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir